arrow-tophomeinstagramfacebookemailpartnershippingsafecardmorearrow-bottomcartsupportphonetagquestionuser-ochat_bubble_outline

 

Sustentabilidade, Moda Circular e Consumo Consciente

 

 

A indústria da moda é uma das maiores e mais antigas do mundo. Tanto pelo fato de tê-la como uma necessidade humana (roupas e sapatos são necessários para a proteção do corpo contra frio, chuva, calor) tanto como forma de expressão cultural e estilo de vida, uma vez que ela dita tendências, influencia comportamentos e lidera mudanças culturais.

 

 

Globalmente, essa indústria emprega mais de 300 milhões de pessoas ao longo da cadeia de valor, e, no Brasil, são mais de 1,5 milhões de empregos diretos e 8 milhões de empregos indiretos, dos quais 60% são de mão de obra feminina.

 

 

Porém, nem sempre a moda preza pela geração de impactos positivos para o planeta e para as pessoas, já que é responsável por 8 a 10% das emissões mundiais de carbono, sendo a segunda maior poluidora do mundo de acordo com a ONU, além de também estimular o uso de matérias primas virgens, fazer uso intensivo de energia, água e materiais tóxicos, e, muitas vezes, fazer uso de trabalho infantil e condições similares ao trabalho escravo.

 

 

Para lidar com tais impactos gerados, estamos na transição para a moda circular e sustentável, sendo papel da Inffino mostrar para seus consumidores e clientes que todos podem contribuir fazendo com que peças de luxo, que estariam em desuso, mantenham-se em uso pelo maior tempo possível.

 

A moda circular e sustentável é aquela que preza pelo bem estar das pessoas e do meio ambiente, ao mesmo tempo, em que gera impactos positivos na economia. O objetivo é projetar bolsas, roupas, sapatos ou acessórios para que durem por mais tempo, com maior eficiência no uso dos recursos, eliminando o uso de materiais tóxicos, prezando pelo uso de recursos renováveis, biodegradáveis e recicláveis, e mantendo a ética nos negócios. Na moda circular e sustentável, lixo não existe!  O foco é incentivar o slow fashion[1] .

 

 

Dessa forma, fortalecemos ainda mais a concepção já existente de que as peças da moda de luxo por si só têm uma tendência para a moda circular e sustentável, já que são mais duráveis por natureza, utilizam material de alta qualidade em sua fabricação, disseminam a cultura de transmissão entre gerações, muitas vezes, incentivam artesãos locais qualificados e com técnicas de artesanato tradicionais, e utilizam materiais de produtores locais.

 

Por isso, a Inffino se caracteriza como um modelo de negócio circular, pois trata-se de um e-commerce de acessórios de luxo especializados em peças secondhand[2]Ou seja, damos novo significado a peças que seriam descartadas ou esquecidas no fundo do closet. Nós estendemos a vida útil dos produtos por meio da circulação desses entre diferentes pessoas, geramos valor financeiro para quem vende as peças e empregos para fazer nosso negócio funcionar. Além disso, contribuímos com um desenvolvimento sustentável, aliviando a pressão do planeta por novos recursos para a produção de novas peças, além de estimulamos uma forma de consumo mais consciente e sustentável.

 

 

Em nossa concepção, não basta ter um modelo de negócio sustentável. O ESG deve ser a nossa base de valores e estar presente em todos os gestos. Devido a isso em 2021 fizemos um profundo trabalho de análise de TODOS os processos internos realizados pela nossa equipe definindo ações que já foram implementadas e metas a curto e médio prazo, para contribuirmos ainda mais com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

 

 

 

    

Conheça algumas das nossas ações:

 

  • Através da nossa parceria com a EURECICLO, investimos na logística reversa, garantindo que 100% dos materiais equivalentes às nossas embalagens sejam reciclados, fomentando a Economia Circular.

 

 

  • Sabemos da importância em mitigar os impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas e entendemos a nossa responsabilidade enquanto empresa. Para tanto, iniciamos uma parceria com a MOSS para mensuração da nossa pegada de carbono e neutralização das nossas emissões, investindo na preservação de florestas nativas, no reflorestamento e regeneração natural em áreas já desmatadas e na agricultura regenerativa.

 

 

  • Iniciativas no nosso escritório: Não utilizamos descartáveis; Todas as lâmpadas utilizadas em nosso escritório são lâmpadas LED, contribuindo para a eficiência energética; Praticamos a logística reversa das nossas cápsulas de café, garantindo a reciclagem delas; Utilizamos folhas de rascunho em nossa impressora, sempre que possível; Separamos e destinamos corretamente os nossos resíduos;

 

 

  • Iniciamos a migração dos produtos utilizados na limpeza e recuperação das peças comercializadas, para produtos que possuam embalagens recicláveis, compostáveis ou reutilizáveis.

 

 

  • Estamos empenhados em fortalecer a comunidade local e, para isso, já passamos a comprar nossas embalagens de fornecedores da região.

 

   

Nossas metas:

 

  • Substituir 100% dos produtos utilizados na limpeza e recuperação das peças comercializadas, para produtos que não agridam o Meio Ambiente e cruelty free até 2023.
  • Comprar 100% das embalagens de fornecedores locais e regionais até 2023.
  • Disponibilizar, no nosso check-out, a opção de doação para causas ambientais auditadas até 2023.
  • Diversidade e inclusão em 20% dos colaboradores até 2024.
  • Elaboração de relatório de sustentabilidade até 2025.
  • Ser uma Empresa B Certificada até 2024.

 

 

[1] Tem como objetivo a desaceleração da produção e redução do consumo. Preza pela qualidade das peças ao invés da quantidade. Propõem a criação de peças atemporais e de longa duração como uma opção para o consumo sustentável.

 

[2] Termo utilizado para itens que anteriormente pertenciam a uma determinada pessoa, e que posteriormente foram comprados ou transferidos para a posse de outra pessoa. Itens usados.

 

whatsapp
Nosso compromisso de autenticidadeTodos os produtos intermediados neste site tem sua autenticidade confirmada pelo Selo Inffino. Isso significa que todos os produtos passaram por minuciosa análise e verificação por especialistas, que certificaram que eles foram efetivamente produzidos pelas empresas que detém os direitos de fabricação e industrialização das referidas marcas.
Dúvidas? Está com dúvidas?Ligue ou envie um whats(11) 93040-0808
Prefere e-mail? Mande suas dúvidas paraatendimento@inffino.com
Acompanhe a InffinoSe liga em nossas redes sociais